Fisioterapia com Especialidades

Quiropraxia

Image 03

     A QUIROPRAXIA deriva do grego Chiro - mão e praktikós - prática, sendo uma ciência que considera o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de desordens mecânicas do sistema musculoesquelético, com ênfase especial na coluna, sobre a hipótese de que estas desordens afetam geralmente a saúde pelo sistema nervoso. A Quiropraxia objetiva a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulação, principalmente da coluna vertebral.

     Os Fisioterapeutas especialistas em Quiropraxia podem avaliar o paciente através de exame clínicos, laboratoriais, diagnóstico de imagem e outras intervenções diagnósticas para determinar quando o tratamento quiropráxico é apropriado ou não. Caso seja negativo a indicação da Quiropraxia, o Fisioterapeuta é detentor de diversos recursos e técnicas para, alternativamente, tratar e reabilitar o seu paciente.

Image 03

     A Quiropraxia é uma especialidade própria da Fisioterapia, desde 23 de maio de 2001, onde, através da Resolução no. 220, o COFFITO - Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a reconheceu como especialidade.

     Os conceitos da Fisioterapia são existentes desde a era de Hipócrates. Desde a antiguidade os gregos consideram o movimento um elemento vital para a saúde e o bem-estar. Atualmente, a Fisioterapia é definida como uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano, incluindo as disciplinas comportamentais e sociais.

Image 03

     O procedimento terapêutico mais comum aplicado pelo Fisioterapeuta especialista em Quiropraxia é conhecido como “manipulação vertebral”, também chamado de “ajustamento quiropráxico”. O objetivo da manipulação é restaurar a mobilidade articular pela aplicação manual de uma força, direção e velocidade controlada na articulação que se tornou hipomóvel, devido a uma lesão tecidual. As lesões teciduais podem ser provocadas desde um trauma, em um único episódio, até a elevação inadequada de um objeto pesado, ou esforços repetitivos, ou, má postura, ou sentar-se numa posição inadequada por um período de tempo extenso. Em todos estes casos, os tecidos sofrem mudanças físicas e químicas que podem gerar dor, inflamação e diminuição da função. Manipulação, ou ajustamento da articulação afetada, restaura a mobilidade, diminuindo a tensão tecidual, levando ao alívio da dor e equilíbrio do tônus muscular, permitindo que o tecido se auto-cure.

     O Cuidado quiropráxico é utilizado com mais freqüência nas queixas neuromúsculoesqueléticas, incluindo, mas não limitado a, dores nas costas, dor cervical, enxaquecas, dores nas articulações dos braços e das pernas, e, embora cientificamente não comprovada, alguns relatos clínicos indicam para alterações sistêmicas. O ajuste quiropráxico raramente causa disconforto. No entanto, os pacientes pode experimentar alguma dor leve ou contínua após o tratamento (como acontece em algumas formas de exercício), que geralmente se resolve dentro de 12 a 48 horas. A Pronto Fisio espera você e oferece fisioterapeutas com especialidade em quiropraxia capacitados para atendê-lo.