Fisioterapia com Especialidades

Podoposturologia - Palmilhas Posturais,Ortopédicas, Proprioceptivas

Image 03

     Chama-se podoposturologia o método de correção de desequilíbrios corporais relacionados com a postura e com disfunções ortopédicas que tenham origem nos pés.

     A reprogramação postural através da palmilha, busca integrar a influencia dos pés na postura. Quando a origem das nossas dores e assimetrias encontram-se nos pés ,como por exemplo, uma alteração no tipo de pisada , com uma sobrecarga mais para um lado do pé ou para o calcâneo, isso resultará em uma mudança no funcionamento do tornozelo. Como adaptação dessa mudança os joelhos irão se sobrecarregar para compensar a alteração do tornozelo, o quadril e a pelve por sua vez irão se sobrecarregar pela alteração existente no joelho, e assim sucessivamente, até chegar a coluna vertebral ,uma estrutura ou articulação no corpo não conseguirá se adaptar ao estimulo errado e irá provocar sintomas.

Image 03

     A correção dos estimulos através da palmilha são feitos com elementos confeccionados em EVA e espuma com densidades e espessuras diferentes, que dependendo de cada caso serão inseridos na palmilha. Esta palmilha então é adaptada ao pé do paciente através do processo de termocolagem posteriormente termomoldagem, que favorece o maior contato da palmilha com os pés e facilita assim a captação dos estímulos pelo sistema nervoso. Essas peças de EVA fornecem informações ao sistema nervoso e como resposta o corpo produz um equilíbrio através da reação reflexa dos músculos com isso a ação da palmilha é corrigir as assimetrias posturais , nivelando a pelve, diminuindo a torção do tronco, aliviando a dor nos pés, contribuindo para a melhora da congruência das articulações amenizando a sobrecarga principalmente na coluna vertebral.

Image 03

     A palmilha é individual, personalizada e tem como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força do solo por toda a região plantar, corrigindo os desníveis e centralizando o corpo, trazendo conforto e reeducação da postura. Indicação da Palmilha: dores nos pés, desníveis da coluna, pé cavo, pé plano, esporão de calcâneo, fasceite plantar, metatargias , halux valgo , calos, tendinites plantares, neuroma de Morton, perna curta, atletas, desportistas.... Você merece esse conforto !

Dra Lisiane Chaves Vieira
Crefito 5/15463